8 convidados falam sobre o Agente de Mudança

Convidei 8 amigos agilistas para compartilharem suas opiniões sobre quais as principais características de um Agente de Mudança. Confira abaixo o áudio enviado pelos convidados e no final apresento um compilado dos principais pontos que se destacaram pra mim.

Erica Campestrini, Scrum Master no Walmart.com

[…] Se você vê no outro que aquilo que ele prega é realmente o que ele faz, isso já ajuda muito a fincar a bandeira do agente de mudança!

 

EwertonEwerton Santos, Agile Coach no Walmart.com

O Agente de Mudança é um facilitador social […] Tem uma vontade fora do comum de ajudar pessoas e resolver problemas. […] Costumo brincar que ele deve ser um antropólogo organizacional.

 

LeoLeonardo Campos, Gerente Ágil de Programa na Thoughtworks

Não basta só ser “incomodado” e ter “coragem”, é necessário ter perseverança! Além disso: Paixão pelo que faz, capacidade de influência, visão de onde se quer chegar […]

 

JoaoJoão Reis, Scrum Master no Walmart.com

É muito importante que o Agente de Mudança entenda que ele não vai mudar as pessoas, mas sim o ambiente.

 

LucianoLuciano Rodrigues, Scrum Master no Walmart.com

A principal característica do Agente de Mudança é ser uma pessoa inconformada! […] A partir daí vai precisar mobilizar as pessoas que vão lhe ajudar nessa tarefa.

 

FigaroLuis Fígaro, Agilista

Um Agente de Mudança tem que ser um questionador constante e ter um desrespeito sadio pelas regras. Perguntam-se mais ‘por que não?’ ?

 

TorricellyThiago Torricelly, Agilista no Walmart.com

Antes de começar a plantar as sementes, precisa preparar o terreno. […] o Agente de Mudança precisa ter o ‘hansei’ – uma autorreflexão. […] Essa é a diferença de um agente de mudança para um agente de ‘copiança’.

 

SONY DSCThomas kuryura, Samurai do Ágil Organizacional na Just Digital

 A característica mais relevante é o forte sentimento de propósito que o Agente de Mudança precisa ter para o bem de todos e para enfrentar com perseverança as adversidades.

 


Segundo os convidados, de forma geral, o Agente de Mudança tem algumas características fortes comportamentais:

  • Se incomoda profundamente com problemas ou oportunidades de melhoria;
  • É um líder que mostra o caminho através do exemplo;
  • Defende e carrega consigo uma visão forte daquilo que se busca transformar sendo o primeiro a acreditar na mudança, dando propósito aos envolvidos;
  • Mobiliza as pessoas que podem auxiliar ou influenciar na mudança;
  • Persiste frente aos desafios e dificuldades do caminho.

Às qualidades comportamentais somam-se algumas propriedades aplicadas que são importantes a alguém que quer conduzir mudanças e transformações no seu contexto:

  • É um profissional que tem fortes habilidades de comunicação, atuando na facilitação das interações entre as entidades necessárias à mudança;
  • Conhece e sabe munir-se de técnicas aplicadas à modelos comportamentais em busca da maior efetividade na transmissão das informações e no engajamento dos participantes;
  • Aplica métodos a fim de promover que novas ideias e soluções emerjam dos grupos;
  • Trabalha no ambiente e nas restrições mais do que no indivíduo, quando em busca de motivação, engajamento, autonomia e direção;
  • É um ávido estudioso das novidades, tendências e conceitos a fim de aumentar seu cinto de utilidades e assim poder identificar e mapear melhor o ambiente, aplicando ou experimentando as ferramentas mais adequadas ao contexto que se apresenta.

Meus sinceros agradecimentos aos amigos que participaram compartilhando suas experiências e opiniões sobre o tema.

Compartilhe você também o que acha do Agente de Mudança e como esse papel acontece em sua empresa ou organização.

1 thoughts on “8 convidados falam sobre o Agente de Mudança”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *