O Product Owner Atemporal

O Product Owner Atemporal

Recentemente resolvi falar sobre coisas pouco faladas na comunidade.

Já falei sobre os Princípios Lean (Youtube | Facebook) , as Cadências propostas no Kanban (Youtube | Facebook)  e tenho feito uma revisão do papel do Product Owner (Youtube | Facebook)  à luz da eficácia. Esse trabalho vem somar ao estudo que tenho feito sobre o papel do Agile Coach, mostrando que tanto o Product Owner quanto o Agile Coach (ou Scrum Master) deveriam se assemelhar a um cientista.

Por inércia do pensamento mecanicista que temos, o Product Owner tende a atuar como um eficiente tirador de pedidos, muitas vezes negligenciando uma investigação necessária sobre as reais “dores” do cliente. Assim, acaba-se preferindo muitas vezes fazer rapidamente a coisa errada.

Esse comportamento que converge prematuramente para uma solução, que afeta tanto profissionais de produto quanto de processo, também é reforçado pelas organizações, que, por terem tomadores de decisão e chefes treinados nas artes da revolução industrial, pressupõem que a solução é previsível e óbvia.

O que vemos, entretanto, é cada vez mais a necessidade de se criar skills de investigação, principalmente no Product Owner (mas também no Agile Coach) para que este se policie em não enveredar muito rápido para aquilo que o cliente solicitou ou àquilo que ambos pressupõem certo de antemão. Buscar este pensamento sistêmico sobre as “dores” do cliente e formatar com ele a melhor hipótese de solução, é um “músculo” que ainda exercitamos pouco.

Concorda? Saiba mais sobre esse assunto na apresentação que fiz para o Scrum Day.

Comente:

Sobre o Autor

buzON administrator

Rafael Ferreira Buzon é certificado CSM – Certified Scrum Master e PMP – Project Management Professional; tem extensão em Gestão de Marketing, Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos pela FGV; formado em Sistemas de Informação pela UNESP; Palestrante em conferências Ágeis; Já trabalhou em consultorias de tecnologia para Educação, Inovação, Portais colaborativos, E-commerce e Gestão do conhecimento. Também é co-fundador do kudoos.com.br e Lean Coffee São Paulo. Tem implementado metodologias ágeis há 6 anos, como Scrum e XP, além de modelo híbridos e também realizado migrações de sucesso de Scrum para Kanban.

Deixe uma resposta