Convidei 8 amigos agilistas para compartilharem suas opiniões sobre quais as principais características de um Agente de Mudança. Confira abaixo o áudio enviado pelos convidados e no final apresento um compilado dos principais pontos que se destacaram pra mim.
Erica Campestrini, Scrum Master no Walmart.com
[…] Se você vê no outro que aquilo que ele prega é realmente o que ele faz, isso já ajuda muito a fincar a bandeira do agente de mudança!
Ewerton Santos, Agile Coach no Walmart.com
O Agente de Mudança é um facilitador social […] Tem uma vontade fora do comum de ajudar pessoas e resolver problemas. […] Costumo brincar que ele deve ser um antropólogo organizacional.
Leonardo Campos, Gerente Ágil de Programa na Thoughtworks
Não basta só ser “incomodado” e ter “coragem”, é necessário ter perseverança! Além disso: Paixão pelo que faz, capacidade de influência, visão de onde se quer chegar […]
João Reis, Scrum Master no Walmart.com
É muito importante que o Agente de Mudança entenda que ele não vai mudar as pessoas, mas sim o ambiente.
Luciano Rodrigues, Scrum Master no Walmart.com
A principal característica do Agente de Mudança é ser uma pessoa inconformada! […] A partir daí vai precisar mobilizar as pessoas que vão lhe ajudar nessa tarefa.
Luis Fígaro, Agilista
Um Agente de Mudança tem que ser um questionador constante e ter um desrespeito sadio pelas regras. Perguntam-se mais ‘por que não?’ ?
Thiago Torricelly, Agilista no Walmart.com
Antes de começar a plantar as sementes, precisa preparar o terreno. […] o Agente de Mudança precisa ter o ‘hansei’ – uma autorreflexão. […] Essa é a diferença de um agente de mudança para um agente de ‘copiança’.
Thomas kuryura, Samurai do Ágil Organizacional na Just Digital
A característica mais relevante é o forte sentimento de propósito que o Agente de Mudança precisa ter para o bem de todos e para enfrentar com perseverança as adversidades.
Segundo os convidados, de forma geral, o Agente de Mudança tem algumas características fortes comportamentais:
- Se incomoda profundamente com problemas ou oportunidades de melhoria;
- É um líder que mostra o caminho através do exemplo;
- Defende e carrega consigo uma visão forte daquilo que se busca transformar sendo o primeiro a acreditar na mudança, dando propósito aos envolvidos;
- Mobiliza as pessoas que podem auxiliar ou influenciar na mudança;
- Persiste frente aos desafios e dificuldades do caminho.
Às qualidades comportamentais somam-se algumas propriedades aplicadas que são importantes a alguém que quer conduzir mudanças e transformações no seu contexto:
- É um profissional que tem fortes habilidades de comunicação, atuando na facilitação das interações entre as entidades necessárias à mudança;
- Conhece e sabe munir-se de técnicas aplicadas à modelos comportamentais em busca da maior efetividade na transmissão das informações e no engajamento dos participantes;
- Aplica métodos a fim de promover que novas ideias e soluções emerjam dos grupos;
- Trabalha no ambiente e nas restrições mais do que no indivíduo, quando em busca de motivação, engajamento, autonomia e direção;
- É um ávido estudioso das novidades, tendências e conceitos a fim de aumentar seu cinto de utilidades e assim poder identificar e mapear melhor o ambiente, aplicando ou experimentando as ferramentas mais adequadas ao contexto que se apresenta.
Meus sinceros agradecimentos aos amigos que participaram compartilhando suas experiências e opiniões sobre o tema.
Compartilhe você também o que acha do Agente de Mudança e como esse papel acontece em sua empresa ou organização.