Escalando

“Eu escalo, tu escalas, ele escala, nós escalamos, vós escalais, eles escalam” — repetia o Agile Master no mantra de sua meditação matutina diária enquanto o incenso queimava no rechaud. Após 15 minutos, ao desfazer a posição de lótus e enquanto o sangue voltava a circular, repousou o olhar sobre um bonsai e teve uma epifania: “Assim como a natureza não se preocupa em escalar suas propriedades, assim deveria acontecer nas organizações: basta não cortar suas raízes.”

“WoW!!” pensou o Agile Master enquanto se preparava para ir ao trabalho. “Wow!”

No caminho do trabalho, parado em um semáforo demorado, teve outra revelação cósmica ao olhar um restaurante na esquina: “As cidades, por maiores que sejam, não se preocupam em escalar seus serviços… apenas definem algumas restrições e a auto-organização acontece”. “Wow!!” “Boomm!”

Ao chegar no trabalho…

“Chefe, preciso compartilhar algo com você que pode nos economizar muito dinheiro, tempo e ainda por cima ser mais efetivo e natural do que o que estamos fazendo ao escalar nossos processos de gestão” — Falou entusiasmado o Agile Master, antes mesmo de ligar seu computador.

O chefe desvia o olhar brevemente dos e-mails que lia e diz um seco “Hum?!” apenas para não soar completamente desinteressado.

Agile Master: “Então, a gente precisaria marcar uma reunião para falar com mais calma sobre isso… tem haver com como as cidades se organizam e como a natureza pode nos ensinar muita coisa… “

Enquanto Thiago falava as palavras iam se acumulando no buffer mental do chefe que respondia e-mails e, quando teve a oportunidade de processá-las, o chefe cai em si e associa “gestão” + “cidade” + “natureza”. Olha indignado para o Agile Master e diz:

“Você tá querendo me f***? Nosso foco agora é planejar o próximo trimestre o melhor que pudermos. Já basta que ninguém está entendendo nada desse negócio de ágil, trem e os cambau e você quer complicar mais? Temos uma semana de reuniões pela frente e você me fala de natureza e energias positivas? Era só o que me faltava mesmo!” — e sai enfurecido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *