“Então, como vocês podem ver, neste time estamos usando Kanban!” — aponta Vitor para o quadro na parede, com colunas e limites de trabalho em progresso.
“Que legal Vitor. E qual sua cadência de reabastecimento?” — pergunta Felipe, o Agile Coach recém chegado na empresa.
“Fazemos uma reunião que passamos a chamar de Planning. Ela acontece sempre a cada 2 semanas, que é, mais ou menos, quando há a necessidade de fornecer mais itens ao time” — responde rapidamente Vitor.
“Certo! E vocês têm algum processo de Kaizen, ou algo do tipo.” — Felipe se interessa.
Vitor: “Sim. Claro. Do contrário não seríamos Lean, certo? — dando risadas — “Temos uma cerimônia, talvez uma das mais importantes, que realizamos também a cada 2 semanas. Chamamos de Retrospectiva. Para os íntimos Retrô. Nomeamos assim por ser um nome bem representativo, uma vez que estamos olhando o que foi feito até agora.” — responde orgulhoso.
“E vocês fazem a cada 2 semanas sempre? Tipo num timebox?” — inquire Felipe.
Vitor: “Sim. Fica mais fácil para reservar a sala de reunião!”
“hummm…” — sonoriza Felipe desconfiado — “…e imagino que as pessoas já tinham alguns papéis antes de introduzirem Kanban aqui, certo?”
Vitor: “Na verdade Felipe, os papéis emergiram da equipe, como o próprio David já previu. Foram basicamente 2 papéis bem significativos: um dirige o produto, atuando basicamente como o dono dele e o outro com foco no processo. Como aqui na empresa gostamos de nomes em inglês, para o alinhamento com a matriz americana, chamamos o primeiro de Product Owner, mas para o outro papel ainda não pensamos num nome representativo…”
“Que tal Scrum Master?” — sugere Felipe provocando o amigo, mas testando até onde ele iria…
Vitor: “WoW!!! Fantástica ideia Felipe…” — legitimamente empolgado — “… como se fosse um profissional master em ajudar o time a trabalhar de forma unida por um propósito comum, certo? Como no Rugby. Ca-ram-ba!! Você foi rápido nessa sugestão hein? Até parece que trabalha aqui na empresa…”
Felipe olha incrédulo para Vitor e diz: “Vitor, cara, você está usando Scrum!”
“Como assim, Scrum? Somos Kanban cara!” — se acua Vitor — “Mas agora você vai me dar licença porque eu preciso participar dessa reunião que vai começar… tenho que correr porque senão eu perco a explicação do time sobre o que eles entregaram nesta última Sprint… Ah, ‘Sprint’ é um termo que usamos quando nos referimos à cadência. É um termo do atletismo, sabe, e como nosso board gosta de esportes, já viu né…?”
“Ok Vitor, depois conversamos mais então… Você está indo para qual reunião?” — pergunta Felipe prevendo a resposta.
Vitor: “É algo novo que começamos a fazer bem recentemente… chama-se Review. ‘Revisão’ em português, certo? E a ideia é que eu puxe as validações do que estiver concluído… bem Lean não é?”