Publicado originalmente em kudoos.com.br e revisado pelo autor.
O Daily (ou reunião diária) do Scrum, visa reunir o time em torno do trabalho em andamento, durante até 15 minutos, para ouvir de cada membro:
- O que fez até aquele momento;
- O que fará em seguida; e
- Se há algo o impedindo de progredir.
Esta cerimônia também busca manter o time em sinergia com a meta do Sprint, pois é de interesse de todos que a meta seja atingida. Por isso compartilham suas atividades diárias e pedem ajuda.
Håkan Forss, consultor de Kanban da Suécia, influenciado pelo livro Toyota Kata de Mike Rother, sugeriu que no Kanban também haveria a necessidade da reunião diária, que elencou como um de seus três kata.
Kata is a Japanese word describing detailed choreographed patterns of movements practised either solo or in pairs. The term form is used for the corresponding concept in non-Japanese martial arts in general. (Wikipedia)
O Daily como um dos kata seria a cerimônia que provocaria eventos locais de kaizen (melhoria contínua)
Sendo o Daily importante também ao Método Kanban, como seria o ritual do time em torno do quadro nesta cerimônia?
David Anderson, pioneiro na utilização e propagação do método Kanban para o desenvolvimento de software, apresenta em seu livro sobre Kanban, o que chamou de Filtros de Decisão Lean:
- Valor é mais importante que fluxo;
- Fluxo é mais importante que eliminação de desperdício;
- Eliminação de desperdício para promover eficiência.
Com base neste “Filtro de Decisão Lean” escolhi algumas perguntas que poderiam ser realizadas, portanto, durante o Kanban Meeting. São elas:
- Como você contribuiu para entregar valor?
- O que você pode fazer pelo gargalo?
- Estamos respeitando as políticas explícitas?
Acredito também que num contexto Kanban, que busca a perfeição, cada assunto pode gerar discussões importantes sobre como otimizar o processo. Ações de liderança emergente devem conduzir estas iniciativas.
Cada perguntas tem um apelo único e algumas podem ser feitas individualmente e outras numa reflexão em grupo geral:
A pergunta que indaga como você contribuiu para entregar valor leva à reflexão sobre estar diariamente com foco na entrega e pode influenciar em ações que visem o mínimo aceitável daquele trabalho em andamento. Também traz uma oportunidade para outros membros do time questionar se as ações poderiam ser diferentes.
A segunda pergunta oferece uma oportunidade para os membros pensarem no todo, em fases diferentes das que trabalham comumente, além de criar ações para também melhorar o Fluxo.
A última pergunta busca potencializar o Fluxo, lembrando as políticas já definidas, até que virem parte dos hábitos do time. Tem uma proposta mais focada e menos reflexiva.Ao pensar nas três perguntas do Daily, outras me vieram à mente, mas que acredito que possam ser feitas com uma frequência menor (semanalmente, por exemplo), como:
- Como desimpedir estes itens parados no quadro?
- Mudaria alguma política explícita?
- Algo nos indica que precisamos alterar o limite de WIP?
- O Fluxo está contínuo?
- Estamos entregando valor?
- O que o gráfico CFD nos diz?
- Estamos ouvindo o quadro?
E claro, sempre olhando o quadro Kanban da direta para a esquerda, buscando finalizar mais itens antes de começar novos. 😉
Te vejo na próxima!