Quer ser um Scrum Master belo, recatado e do lar? Então se prepare para uma série de posts e vídeos sobre um dos papéis do framework mais usado da agilidade.
Depois que o Scrum se popularizou e se consolidou no mercado como o principal framework ágil, empresas do mundo inteiro têm buscado entender o que muda em suas rotinas, em seus papéis e em suas funções. São vários os casos de gerentes de projeto que se veem, de uma hora para outra, na necessidade de conhecer mais sobre este novo universo das práticas ágeis, ainda mais quando são arrastados pela “onda ágil” que algumas empresas promovem.
Além dos gerentes de projeto que mudam de função e papel, também há no mercado aqueles que estão ingressando agora no mundo da gestão e se identificam com o papel do Scrum Master, provavelmente por estarem cogitando entrar, ou já estejam, em uma empresa que está trabalhando com Scrum ou querem transitar de uma função talvez mais técnica para uma mais ligada a processos.
E há aqueles também que já se encontram na posição de Scrum Master, mas buscam transcender suas funções e não sabem por onde começar ou o que podem estudar para serem melhores e navegar por mares nunca dantes navegados da complexidade e da experimentação.
Para todos estes perfis e para os simpatizantes da função, confira o primeiro vídeo da série que trata da coisa mais importante e mais fundamental que um Scrum Master precisa conhecer. Seria o Scrum? Não! É Agilidade!
Algumas referências:
7 convidados comentam como gerenciam o ambiente – não as pessoas