Transformação Pneumática

VP: Olá pessoal. Obrigado pela disponibilidade de todos. Como sabem, estamos iniciando uma mudança importantíssima em nossa empresa: Nossa Transformação Pneumática. Cada diretor já teve a oportunidade de passar o briefing para suas equipes, logo, espera-se que em breve todos estejam usando a furadeira em todos os seus departamentos, potencializando assim as entregas aos nossos clientes. Para falar um pouco mais sobre nossa jornada de transformação, eu trouxe aqui nosso consultor especialista pneumático Roberto. A palavra está com você Roberto.

(palmas)

Roberto: Obrigado Eduardo. Olá galera. Tudo certo com vocês?

Como falamos no treinamento da semana passada, os valores são a base da transformação pneumática. Só para lembrar alguns deles: Queremos incremento da produção com investimento pequeno; o fácil entendimento da lógica de operação; a redução de custos; a robustez dos componentes; a resistência a ambientes hostis; e a simplicidade de manipulação. Tudo isso forma o mindset que deverá estar presente em todas as camadas para o bom funcionamento do modelo e da filosofia pneumática.

E claro, como não poderia deixar de ser, teremos níveis de maturidade para promover a aderência à furadeira, nossa principal ferramenta de trabalho. Há departamentos que estão no nível F0 (Furadeira zero): ou seja, são aqueles que conhecem a furadeira, seus principais conceitos, mas nunca utilizaram na prática. Todos estarão pelo menos neste nível após os treinamentos.

Outras áreas estão no nível F1: já utilizaram, mesmo que de forma rudimentar, a ferramenta. Entretanto, temos visto casos de uso em que a furadeira é usada para fixar pregos, batendo o aparelho nos pregos contra a parede, lembrando o antigo movimento feito com o martelo. Isso, por natureza, não é o melhor emprego da furadeira.

As áreas que estão nos níveis F2 e F3 são aquelas que já usam a furadeira para furar, mas ainda não sabem para quê ou para quem estão furando. Apenas seguem as marcações pedidas pelo cliente no esboço do projeto. O nível F3 sabe, entretanto, quais superfícies conseguirá furar e tem ideia de quantos furos consegue fazer por minuto.

O nível F4 já sabe para quem está furando e o porquê e o F5 está habilitado a furar com ambas as mãos, o nível mais alto de maturidade, que é quando a área conseguirá escalar o trabalho.

(palmas)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *