… e a verdade vos libertará

Não. Você não encontrará a verdade neste artigo. Não é minha pretensão trazê-la aqui. A intenção deste post é, entretanto, dizer que ela existe. Existem certezas fundamentais sobre as quais outras se constroem e ela, a verdade, cedo ou tarde aparece: ou consolidando a trilha escolhida ou arruinando o castelo glamuroso.

Recentemente esbarrei com esta imagem (Figura 1) no LinkedIn que retrata um problema de comunicação envolvendo perspectivas. A postagem que vi continha ainda o texto auxiliar: “cada um tem a sua verdade”. E embora eu entenda que seja possível haver entendimentos particulares a partir das informações disponíveis, a verdade, ao meu ver, será sempre uma só.

Figura 1

Nisto baseiam-se os vários problemas de comunicação nas empresas: os interlocutores apresentam suas concepções particulares de uma verdade sem antes concordarem o que a verdade seria de fato. Disso resulta uma de duas possibilidades: ou entram numa discussão infinita ou o discurso se faz tão atraente que conquista uma das partes, que passa, então, a depositar sua confiança no discurso enquanto ainda é insegura sobre a verdade. A consequência da primeira é a irritação e da segunda a propagação.

É o que vemos acontecer nas polarizações políticas, religiosas e futebolísticas; na escrita de histórias de usuário; na concepção de novos produtos; nas ditas transformações ágeis; nos comentários de posts; etc. Ambos os animais na Figura 1 poderiam discordar sobre o que é “fundo”, mas seriam loucos se não concordassem com a quantidade de metros que há de profundidade. Um poderá sentir a água fria e o outro quente, mas ambos estarão numa água de 20º Celsius.

A “intenção” é outro fator importante sem a qual o diálogo fica impossível. Se ambos concordam primeiramente onde querem chegar, os argumentos passam a ser sobre este fator comum e não o que cada um entende dos temas adjacentes. Se o propósito comum é não deixar o menor se afogar, a resposta para se o lago é muito fundo seria outra.

Assim, sem a intenção não há diálogo útil e sem a verdade não há análise adequada. Não há convergência sem a intenção e sem a verdade não há sustentação. Por um momento alguém poderia usar da Figura para justificar que se respeitem as “várias verdades” sobre um mesmo tópico. Porém, uma destas “verdades” matará o animal menor.

Por isso faça um esforço em busca da verdade, pois ela te libertará.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *