Devs

O gerente de entrega e o gerente de requisições discutiam calorosamente sobre mudar a política de como puxariam novas demandas para o sistema. Elevação do tom de voz já era perceptível vindo da sala de reunião.

O gerente de entrega defendia que seria necessário reservar uma capacidade para débitos técnicos como forma de investimento futuro; ao que o gerente de requisições argumentava que isso aumentaria o lead time, que já não era satisfatório para as expectativas atuais. Um ameaçava sair da sala; o outro chamar o diretor.

Pelas paredes de vidro da sala de reunião era possível vê-los andando de um lado para outro. O diretor chegou furioso porque já era a terceira vez naquela semana. Chamaram o Kanban Coach para opinar. O Kanban Coach xingou um de retardado e o outro de burro e foi analisar a demanda e o custo do atraso. Os ânimos se exaltaram… alguns levaram para o lado pessoal e começaram a “lavar roupa suja”.

Do lado de fora da sala, no silêncio que contrabalanceava o barulho da reunião, dois desenvolvedores observavam o fuzuê e comiam pipoca. Comentavam entre si com a calma de profissionais seniores:

— “Zé. O quê você vai fazer depois do almoço?”

— “Tem uns débitos ali que estão me incomodando viu… vou pegar uma horinha e acho que mato uns 5 daqueles…”

— “Legal.”

Pipoca à boca.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *