Lisete: Boa tarde pessoal… essa é nossa primeira reunião geral depois da super mudança para este novo escritório — mais moderno, estiloso, artístico e, principalmente, sem baias. O que vocês têm achado?
João: É bem legal Lisete, mas o barulho aumentou um pouco…
Thiago: Um pouco?!! Tá bem complicado trabalhar viu…
Lisete: Mas acho que um pouco de barulho é normal mesmo, certo? Viemos de uma estrutura tradicional, cheia de silos, e vocês trabalhavam isolados nos seus cubículos. Agora com o conceito de Open Spaces a comunicação flui melhor e imagino que haja um pouco mais de ruído mesmo.
Maria: Tá bem mais fácil acessar o pessoal mesmo… basta levantar e chegar na mesa da pessoa ou falar da mesa mesmo que outro membro do time já atende…
Jéssica: Acho que esse é o problema Lisete… tá mais fácil ver e acessar o pessoal. As pessoas têm falado um pouco mais alto para não precisar sair do lugar…
Lisete: Entendo… mas o barulho atrapalha muito vocês?
Ricardo: Pra mim tanto faz, eu uso fone de ouvido mesmo.
Maria: Mas aí a gente perde o poder do Open Space né Ricardo?
Carlos: Não adianta Maria… agora que todos sabem onde as pessoas estão, ficou mais fácil chegar do lado e cutucar o ombro da pessoa para chamar atenção… é isso que me irrita.
Lisete: Mas eu percebo vocês tão mais felizes galera…
João: É que agora ficou mais fácil ver a cara de todo mundo né Lisete?! Somos um time feliz! 😀
Lisete: Verdade… você tem razão… e se criássemos uma regra para melhorar a comunicação no ambiente. Todas as vezes que o barulho estiver muito alto, alguém toca o sino, avisando todos para diminuir?
Maria: Nós tentamos isso na segunda semana Lisete… nós tocávamos tanto o sino que teve gente que começou a reclamar mais do sino do que do barulho. Diziam que levavam susto. E o pessoal que estava focado com o fone de ouvido também reclamava que tirava a atenção deles.
Lisete: Sei… e se erguêssemos uma parede de vidro entre os squads pelo menos?
Ricardo: Isso pode ajudar hein?
Luana: E como fazemos quando precisarmos falar com outros squads?
Maria: Acho que é só chegar no squad e falar com eles né Luana?
Luana: Sim… mas aí fica igual o que tínhamos antes né Maria?
João: E também não teríamos aquele benefício da comunicação osmótica que a gente pretendia, certo? Open Space só dentro do Squad é mais do mesmo, né?
Lisete: Poxa, eu jurava que vocês estavam mais felizes e conseguindo produzir mais…
Beto: Felizes eu acho que pessoal está Lisete. Agora, produzindo mais… aí já não sei…
Luciano: Bem, a vazão deu uma reduzida nestes últimos 2 meses, mas acho que é por causa da mudança né? Estamos nos adaptando…
Maurício: Na verdade está bem pior Luciano. Chegou a cair pela metade em alguns squads.
Ricardo: Mas isso é um investimento de longo prazo né pessoal… de repente alguém esbarra em alguém e sai uma ideia que faz a empresa ganhar rios de dinheiro…
Todos: …
Lisete: Bem pessoal… pelo que estou vendo… acho que vale voltarmos para a estrutura que tínhamos antes, certo?
Todos: Nãããããããããããããããããooo! Tá bom assim!