Andando

Jabe Bloom, num webinar sobre Cynefin e TOC, apresentou uma metáfora muito interessante sobre o processo de mudanças nas organizações.


Imagine primeiramente os movimentos do “andar” de uma pessoa: estamos com ambos os pés no chão; levantamos uma perna; inclinamos o corpo um pouco para frente; *começamos a cair*; apoiamos a perna no chão; estabilizamos; recomeçamos o processo.


Assim, grosso modo, podemos dizer que progredir, no caminhar, alterna entre momentos estáveis e instáveis. Momentos seguros e outros arriscados. Percebemos isso de forma mais representativa numa criança que está começando a andar, mas não é difícil ver a relação em qualquer contexto.


Trazendo para o contexto organizacional, o que muitos gestores não entendem, e até evitam, é a fase de *estar caindo* — quando perde-se a sensação de controle por algum tempo. Entretanto, como vimos, é uma fase imprescindível para avançar.


O grande desafio do gestor moderno, segundo Bloom, é buscar formas de desestabilizar o “corpo” para que ele dê o passo. Ao desestabilizar e começar a cair, o corpo buscará naturalmente a estabilização e trará segurança, aprendizado e evolução.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *