Tenho testado nas minhas consultorias o que chamo de “Highlighting”.
O Highlightining é uma técnica de probe, sense, respond e consiste em provocar pessoas e grupos a interagirem com a iniciativa que você está promovendo a fim de canalizar tais “forças” a seu favor.
Numa visão sociológica é uma ação que busca evidenciar membros que tenham interesse (positivo ou negativo) nos valores da tribo que está em construção ou numa visão biológica é como um contraste que evidencia as células que tenham alguma reação com o que você está introduzindo.
Há muito capital intelectual e motivacional reprimido nas empresas e eles podem contribuir significativamente para as chamadas “transformações”. No entanto, é necessário canalizá-los a seu favor para que não ataquem sua iniciativa se transformando em “anticorpos organizacionais”.
Muitos são os potenciais reprimidos:
- Sabedorias consolidadas porém retidas;
- Low-hanging-fruits que nunca foram colhidas;
- Conhecimentos acumulados que não se aplicaram;
- Personalidades ativas que não acharam como contribuir;
- Conhecidos padrões ruins consolidados nunca confrontados;
- Iniciativas que não deram certo por falta de maior capital político.
Encare estes potenciais escondidos como as possíveis ações de menor esforço que podem liberar, por si só, uma grande mudança, sem ser revolucionária.
O que estamos buscando é desbloquear aquilo que a empresa já é “na alma”, mas ainda não chegou a ser na realidade devido ao exoesqueleto que lhe aprisiona.