Percentis no Control Chart do Jira

Tem uma diferença entre o Coach nutella e o Coach raiz. O nutella precisa de softwares caros que oferecem gráficos bonitos e cheios de informação que ele não irá usar. O raiz faz suas análises com que o houver.

Se você tem dinheiro ou prefere um plugin gratuito que traga os dados já mastigados, não tem problema. Mas neste post vou mostrar como extrair mais informações do Control Chart que vem nativo no Jira.

Há um tempo mostrei como identificar o Lead Time Médio e o Throughput usando o Control Chart. Veja neste post: Lead Time no Jira em 3 passos. Agora vamos avançar e entender como podemos analisar os percentis usando o mesmo gráfico.

O percentil aplicado, por exemplo, em um histograma de dispersão de Lead Time mostrará a probabilidade daquele Lead Time acontecer novamente. Na figura abaixo o percentil 75 indica que há uma probabilidade de 75% de uma ocorrência ter até 15 dias de Lead Time.

Plataformatec

É comum vermos a aplicação dos percentis em gráficos de histograma como linhas tracejadas verticais, fatiando a dispersão no gráfico em seus conjuntos de ocorrência. Desta forma fica bem fácil visualizar e fazer análises.

No Jira, entretanto, não é tão intuitivo assim. 🙂 Mas fazendo uma forcinha você consegue algo aproximado que pode ser suficiente para você.

No Control Chart (terrivelmente traduzido como Gráfico Controlar (sic) ) aplique os filtros e configurações para ver o Lead Time Médio (veja aqui). Nesta visualização você vê todas as ocorrências do período selecionado, plotadas num gráfico de Tempo Decorrido (Dias) por Data de Transição do Item. No exemplo da figura abaixo vemos 154 itens, com Lead Time Médio de 3d e 16h.

Agora, se você fizer um esforço criativo, você perceberá que este gráfico é parecido com um histograma, mas na horizontal :-O . E ao invés de barras temos esses pontinhos. Se você fatiar, então, o Control Chart em fatias horizontais, encontrará as probabilidade de ocorrência.

Vamos ver um exemplo: 85% de 154 é igual a aprox. 130 ocorrências. Logo, se separarmos no gráfico 130 itens, traçando uma linha horizontal de baixo para cima, teremos o percentil 85.

Fiz o mesmo para o percentil 95. (Dica: é mais fácil ir de cima para baixo 🙂 )

Assim conseguimos ver facilmente que o Lead Time de uma nova ocorrência terá até 8 dias com 85% de certeza ou até 11 dias com 95%.

Não é tão intuitivo, eu sei, e você precisa fazer a linha na mão. Mas já é alguma coisa 😉

Espero que essa dica tenha te ajudado e que essa análise te ajude no planejamento e na comunicação do seu projeto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *