Aprendendo a voar

Em resumo, as ações de consultoria, ao criar uma capacidade nova na organização, passa por 3 momentos:

Criar Desejo

Alguém já sente uma dor quando chama uma consultoria e o esforço nesta frente será evidenciar a dor nas tribos da organização.

Somado a isto, um piloto que experimente algo novo pode criar o “desejo” em outras pessoas e com isso gerar uma tensão positiva que diminui as resistências criando abertura para que mais pessoas queiram fazer parte desta “nova tribo”

Exercitar e Adaptar

O passo seguinte é identificar e promover iniciativas de entusiastas e empreendedores internos, enquanto se mantém o piloto evoluindo.

Como disse num post chamado highlighting — já existe uma “transformação” reprimida na sua organização, só esperando as oportunidades para se expressar.

Criar Musculatura

Mergulhos no caos podem ser úteis aqui. Uma vez que os envolvidos tenham tido contato e experimentado novas formas de trabalho, chegou a hora de encontrarem o “jeito deles”. Isso se dá, algumas vezes “os jogando na fogueira”.

Isso traz a seguinte reflexão: Os esforços externos de transformação não podem buscar forte conformidade com algo preestabelecido, tolindo a emergência de alternativas locais, mas não podem ser tão abertos e abstratos que não criem musculatura para a organização dar seus próprios passos.

1 thoughts on “Aprendendo a voar”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *