Ágil é fogo que arde sem se ver

“O que você faz?” — perguntou entusiasmada a recém contratada estagiária Renata ao não tão novo Agile Coach Thiago. Ele sorriu e disse “bem…” dando a entender que começaria a responder, mas elevou o copo de café à boca e antes de abaixa-lo emitiu um som anasalado, apenas para quebrar o silêncio e indicar que estava prestes a retomar o assunto:

“Por onde começo…?” — Thiago procurava uma linha de raciocínio que pudesse resumir de forma simples o seu trabalho mas que ao mesmo tempo impressionasse ao ponto dela entender que era algo importante. Tomou mais um gole de café sob o pretexto implícito de finalizar a bebida mas cuidou para não se alongar muito nos segundos: “Sabe o que faz um gerente de projetos?” — finalmente respondeu ele com outra pergunta, tentando dar dinâmica à conversa. “Não” — respondeu ela sorrindo e frustrando as esperanças de Thiago de criar uma base de comparação fácil. Mas antes de aparentar qualquer desânimo ele continuou rapidamente a conversa, pois agora estava decidido a investir tempo e caprichar na criação de uma resposta que poderia usar em situações similares. E ele então disse: “Eu ajudo as equipes a entenderem como trabalhar de forma ágil, que é uma filosofia de trabalho baseada em ciclos curtos de entrega, feedback e melhoria contínua.”

Feliz e impressionado com o próprio pitch que saíra fácil e quase sem precisar pensar, Thiago voltou a si bem a tempo de ouvir um longo “huuummmmmm…” de sua audiência que, após reconhecer que foi uma boa resposta, não conseguiu evitar a curiosidade e adicionou: “…e como você faz isso? É como um treinador?” ao que Thiago rebateu: “Mais ou menos. Eu também ofereço treinamentos ao pessoal, mas é um lance de mindset, sabe? Como pensar de forma ágil em determinadas situações.

Renata sentiu um tom de mistério no ar, o que a deixou ainda mais curiosa. Ela perguntou: “Então parece que a pergunta mais interessante seria, o que é Ágil, certo?” — logo Thiago saberia que Renata se formara em jornalismo e estava estagiando no financeiro da empresa (uma mistura bombástica). Thiago: “… é a pergunta certa mesmo!”.

Renata: “…” — esperando a continuação de Thiago…

Thiago: “…” — tentando entender se a pergunta tinha sido retórica…

Renata: “…” — inclinando um pouco o rosto como se esperasse Thiago começar…

Thiago: (meio desconfiado) “então, vou ali na reunião e já conversamos… pode ser?”

Ambos consentiram e foram para seus afazeres. Perto do final do dia Thiago e Renata se encontram por acaso novamente no café. Thiago exausto. Renata só começando.

Mas antes que pudesse acontecer qualquer interação, João chamou a atenção de Thiago perguntando: “A reunião vai ser na sala 1 Thiagão?” e Thiago respondeu “Isso. Já estou indo lᔓIsso faz parte do que faço: eu facilito as reuniões do time”, disse Thiago à Renata. E sem mais conversa, Thiago se arrastou para a última reunião do dia.

No dia seguinte…

Renata: “Bom dia Thiago, tudo bom?”

Thiago: (meio sonolento) “Sim… e você?”

Renata: “E então… ontem você ia me explicar o que é Ágil, lembra?”

Thiago: (bocejando) “Aaahh… é verdade… Mas agora não vai dar. Tem uma reunião diária de 15 minutos que vai começar agora. Podemos nos falar depois?”

Depois da reunião diária: Renata chega na mesa do Thiago quando Matheus interrompe qualquer tentativa de conversa e diz apressado:

Matheus: “Thiagão, vamos resolver agora aquele impedimento? O pessoal da GMUD já está disponível.”

Thiago: “Blz já to indo lá — e pegando o notebook ao sair da mesa apenas fez um olhar de pesar à Renata que retribui com uma expressão de empatia entendendo a situação.

Já na parte da tarde, depois de sair de um alinhamento com a área de negócio, Renata e Thiago se trombam no elevador.

Renata: (de modo provocativo) “Opa… tudo bom? Será que você consegue me dizer o que é Ágil aqui no elevador enquanto não chega no seu andar?”

Thiago: (pensando rapidamente) “Boa. Então vamos lá: Ágil é…” — telefone toca — “Dá licença Renata, eu preciso atender!” — o elevador chega no andar e Thiago sai apressado.

Já no final do dia, Thiago consegue um tempo e chega na mesa da Renata:

Thiago: “Oi Renata, e aí? Quer falar sobre o que é Ágil?”

Renata: (olhando para ele confiante) “Ah, eu já sei o que é Ágil!”

Thiago: (surpreso) “Sério?! Então me diz….”

Renata: “É responder às mudanças mais que seguir planos.”

Thiago: (de queixo caído) “WoW!! É um ótimo resumo! E como chegou nessa definição?”

Renata: “Observando sua rotina de trabalho: Você é sequestrado por situações durante o dia porque não houve um bom plano. Tudo está sendo combinado naquele momento, mas pode já não ser mais certo no minuto seguinte, porque pode mudar. E o cliente parece insatisfeito, porque vocês não estão mudando algo que ele pediu…. então…”

Thiago acompanhou mentalmente cada palavra que Renata dissera e como se tudo fizesse sentido naquele instante único, seu semblante relaxou, seus ombros se renderam, ele respirou fundo e se apaixonou!


Veja mais histórias no LinkedIn:

1 thoughts on “Ágil é fogo que arde sem se ver”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *