O Jornal é Ágil

No almoço…

Thiago: “Você chegou a dar uma olhada no Manifesto que te mandei?” — coloca uma colherada na boca.

Renata — acaba de mastigar e diz: “Sim. Parece bem legal… mas um pouco abstrato né?” — toma um gole de suco.

Thiago — deixando os talheres sobre o prato, e olha para o nada e diz: “Pois é… é meio difícil de explicar o que é Ágil, mas talvez…” — Thiago tem uma ideia: “…que tal você participar de nossa reunião de Planning? Talvez você pegue o ‘espírito’ da coisa.”

Naquele dia, Renata ouvindo a reunião de Planning:

Product Owner: “… e esses são os indicadores que caíram no último mês. Precisamos investir mais na retenção do usuário. A ideia é que com essas histórias nós possamos ver esses indicadores melhorarem. O usuário… blá blá blá…”

Após o Planning:

Thiago: “E aí Renata, o que achou? Eu sei que é muito para entender agora, mas… ” — Renata interrompe Thiago.

Renata: “Não! Parece bem claro pra mim!” — dando a entender ser algo bem simples.

Thiago: (surpreso) “Sério?! O que você conseguiu tirar sobre Ágil só desta única reunião?”

Renata: “Então, na verdade é igual no jornalismo. O Editor-chefe reúne todos numa sala, passa as diretrizes para cada linha editorial e os jornalistas saem para fazer as matérias até o fechamento para impressão. Não é isso?”

Thiago: (com cautela) “É… tem certa relação sim… bem observado… mas…” — Thiago percebe algo importante e adiciona: “… mas os jornalistas não trabalham em equipe! Cada um deles é independente e não há relação entre as matérias!”.

Renata: “Verdade!” — Reconhece Renata, mas acrescenta quase sem respirar: “… mas cada jornalista tem sua própria equipe que o ajuda na confecção da matéria.” — e complementa improvisando uma análise quase inocente: “Parece, então, que… essa reunião do Editor-chefe do jornalismo… é uma forma de escalar o trabalho e comunicar as diretrizes aos demais times que trabalham de forma autônoma, não é?”

Impressionado com o raciocínio rápido de Renata e refletindo sobre o que ela acabara de dizer, Thiago deixa sair um relutante “… isso…” enquanto continua pensando e fazendo conexões que anos de estudo em agilidade lhe permitiam fazer. Renata deixa Thiago com seus pensamentos e diz tchau para todos, se dirigindo à saída.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *