Reabastecimento

Se você está migrando de Scrum para Kanban ou se quer ter uma cadência mais puxada do seu planejamento prévio ao sprint, você pode usar um gatilho que lhe informe quando a ação de planejamento precisa acontecer. Deixa eu explicar melhor:

No framework Scrum temos uma cadência formal pré-definida para as ações de planejamento: acontecem no início de um novo sprint. Ou seja, o scrum didaticamente estabelece que sua “puxada” de novos itens ao fluxo de entrega acontecerá, por exemplo, de duas em duas semanas. Isso ajuda a pessoa que planeja o produto na antecipação dos itens de trabalho deixando-os ready para o dia da “puxada“.

Mas e quando não há sprints… como faz?

Já quem usa Kanban e não está mais sob o jugo das restrições scrumianas  tem algumas opções para conduzir um planejamento mais on demand, just in time e sexy:

Cadência pré-definida opcional

Talvez você encontre um certo conforto nesta sugestão, pois se aproxima mais àqueles que usavam Scrum. A proposta aqui é manter cerimônias periódicas de abastecimento do fluxo, que poderiam até seguir a frequência dos antigos sprints, mas com o diferencial de alimentar o fluxo somente o suficiente.

Imagine que sua coluna Pronto para Desenvolvimento (ou similar) foi limitada em 10 itens. Logo, na sua cadência de planejamento as pessoas se reuniriam para planejar somente até preencher a coluna em 10 itens. Se há 5 itens na coluna, a reunião se limitaria a preencher somente mais 5. Se já possui 10 itens, a reunião é desmarcada. Daí vem ela ser “opcional”.

Obs: Eu prefiro ter reuniões pequenas e mais periódicas, por exemplo, uma vez por semana de 40 minutos. Se não houver a necessidade de planejar mais itens, temos a satisfação de cancelar a reunião. 🙂

Cadência on demand

Aqui a cadência obedece mais ao conceito de on demand. Define-se um limite mínimo à coluna de itens planejados e ao se atingir esse limite mínimo você tem o gatilho para então, e só então, planejar mais itens.

Usando o exemplo anterior e imaginando que o limite máximo da coluna de itens planejados é 10, vamos definir o limite mínimo em 4 itens. Assim, somente quando os itens desta coluna forem consumidos a ponto de chegar a ter somente 4 itens de trabalho, é que você deveria iniciar seus processos de análise e planejamento para que o fluxo não sofra de starvation (morra de fome, em bom português).

Usando o conceito com Scrum

Você também pode usar o conceito de reabastecimento para as etapas de refinamento prévio ao início do sprint do Scrum. Geralmente o Product Owner precisa envolver a área de negócio para obter detalhes para as demandas; conduzir, em outro momento, uma análise técnica preliminar para minimizar riscos; entender viabilidades técnicas e operacionais; concorrer prioridades com áreas demandantes diferentes; etc. Esse fluxo anterior ao início da sprint poderia se beneficiar dessa organização on demand sugerida aqui.

Usando o Jira para ver os limites

Já que muitos aqui usam o Jira, veja como sinalizar os limites máximos e mínimos nas colunas da ferramenta:

  1. Entra nas configuração do quadro (board) clicando naqueles 3 pontinhos (…) no canto superior direito da tela;
  2. Em seguida, no menu lateral esquerdo, escolha Colunas;
  3. Você verá as colunas do seu quadro e sobre cada coluna dois campos: à esquerda você colocará a quantidade de itens para o limite mínimo e à direita o limite máximo. Veja o exemplo na coluna Analisado.

Seu quadro então sinalizará em amarelo quando a coluna ficar com menos itens que o limite mínimo definido.
(Sinalizará de vermelho quando extrapolar o limite máximo)

Pronto! Agora sempre que sua coluna sinalizar você pode se ocupar em alimentá-la com mais itens. Ou, numa cadência pré-definida de reabastecimento, garantir que ela sempre esteja cheia. 😉

Neste post eu não respondi:

  • Qual o limite ideal para minha coluna de itens planejados?
  • Quem deveria participar da reunião de reabastecimento do fluxo? Seria igual à cerimônia de Planning?
  • Como funciona esse conceito de limitar o trabalho em progresso?
  • Isso é o Kanban Upstream?

Mais em breve! Deixe o seu comentário.

3 thoughts on “Reabastecimento”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *