Marcela: “Estamos aqui cobrindo um fato histórico em nossa organização: Chegou à presidência da empresa o primeiro Agilista geração Z. Um fato realmente memorável, uma vez que a presidência sempre fora conduzida por Tradicionais.
Vamos ver se conseguimos falar com o presidente… Senhor presidente… presidente… tudo bom? Sou a Marcela, da comunicação, tudo bom?”
Enzo: “Tudo ótimo Marcela. A área de comunicação sempre cobrindo os eventos com maestria, como sempre! Parabéns!”
Marcela: “Obrigada presidente. Mas não precisa agradecer. Só estamos fazemos nosso trabalho.”
Enzo: “Na verdade preciso sim. Lembro-me dos seus motivadores internos e sei que o fator reconhecimento é algo muito importante para você.”
Marcela: “Sim… mas nós estamos ao vivo na página do Facebook presidente… ” — revela constrangida.
Enzo: “Ao vivo? Ah que bom! Porque a partir de hoje eu quero transparência total nessa empresa! Durante anos temos falado da importância da transparência e do empoderamento para a tomada de decisão. Vou levar isso ao estado da arte.”
Marcela: “Legal presidente… então, para o pessoal que está nos assistindo, como vai funcionar sua gestão agora que chegou à cadeira mais importante?”
Enzo: “Transparência Total! Para dar um exemplo do que estou dizendo, vamos tomar você, Marcela, como exemplo. Seu salário atual é de R$ 6.200,00, precisa melhorar ainda seu inglês e sua empatia com os outros. É um perfil C, do DISC, que precisa receber orientações em detalhes, caso contrário fica insegura.”
Marcela: “…” — boquiaberta.
Enzo: “É isso mesmo Marcela… não precisa ficar acanhada. Todos deveriam agradecer e sentir que estão evoluindo ao receber feedbacks e ao terem total acesso à quaisquer informações que desejam. Ou funciona assim ou não seremos uma organização diferente das outras.”
Marcela: “…” — engole seco.
Enzo: “Precisamos, além de transparência, potencializar os feedbacks. Não só os feedbacks 360˚, mas também os feedbacks 24 por 7. Diretos. Sem rodeios. Imediatos. Seu hálito, por exemplo, poderia estar melhor para uma entrevista tão próxima como esta. Não acha?” — sorri esperando uma resposta de Marcela.
Marcela: “Certo… ” — anestesiada com tamanha exposição inesperada na internet, ela olha de um lado para outro como se estivesse procurando algo para dizer… não consegue… ameaça falar mas as palavras não saem… prende a respiração… não consegue formular um pensamento lógico pela irritação abrupta que a tomou… dá sinais de que vai falar algo a qualquer momento…
O novo presidente ainda olha para ela dando a entender que sua colocação não fora retórica… ela retoma a consciência, solta o ar, e diz: “Uaaaaal!” — pausa olhando para o chão antes de continuar — “Wow! O senhor tem razão!” — agora já retomando o controle.
— “Então o senhor não se importaria em divulgar que privilegiou a empresa do seu amigo na última licitação, por exemplo?”
Enzo é tomado de assalto, mantém o sorriso, mas esconde os lábios num sinal corporal que indica vergonha e diz: “Como assim?” — tentando manter o semblante despreocupado.
Marcela: “Que estaciona na vaga de deficientes perto do elevador e que quando chega ao escritório atrasado finge que está vindo de uma reunião no outro andar do prédio…”
Enzo: “Mas isso… olha só… veja bem… ” (interrompido)
Marcela: “.. aaaaaaah lembrei de outro ótimo feedback nessa sua linha de ser imediato e transparente… Com certeza o senhor vai me agradecer muito quando eu disser sobre o seu caso com a estagiária Aline do financeiro, sendo o senhor casado, não é?”
Enzo, colorido de vermelho indo para roxo, diz: “Acho que já tá bom de entrevista por hoje né Marcela… “ — tentando abaixar o celular que ela segurava.
Marcela vira o celular com a transmissão para si e finaliza: “Realmente esse negócio de feedback e transparência é libertador… não é pessoal!?” — entusiasmada pela intensidade do ocorrido e continua:
“Vejam só: Agora ele terá a oportunidade de melhorar o relacionamento com sua esposa e revisar as regras de ética junto com o RH e Jurídico. É isso aí, nosso presidente Enzo acabou de entrar e já está entregando valor nos primeiros minutos de sua gestão! Parabéns!”
Fim da transmissão.